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Yes We Can(ada)

Yes We Can(ada)

Carta de Condução... a história prometida!

Quando chegámos ao Canadá, percebemos que uma burocracia da qual teríamos que tratar era a carta de condução. Tínhamos 2 meses para trocar a nossa carta pela Canadiana, pois não existe acordo entre Portugal e Canadá nesta matéria.

Informamo-nos, e tudo parecia relativamente fácil.

 

No Canadá as cartas de condução têm 3 níveis: G1, G2 e G (não nos perguntem o porquê da ordem sem ordem, pois também não sabemos), em que no G1 apenas se pode conduzir acompanhado de alguém que já tenha a carta G há mais de 4 anos, e que é atribuída logo após a conclusão com sucesso do teste de código, a G2 é atribuída após a conclusão com sucesso de um teste básico de estrada, e a G após a conclusão com sucesso de um teste de estrada e auto-estrada.

Entre a carta G1 e a G2 existe um período de espera de mais de um ano, mas uma vez que conseguimos comprovar a nossa experiência de mais de 10 anos com carta de condução em Portugal, os prazos foram abolidos, e pudemos logo numa primeira fase passar do G1 para o G, e assim começou o pesadelo.

 

Em Agosto fomos fazer o exame de código sem ler uma linha... reprovámos na parte das regras e foi bem feita, porque já tínhamos visto que haviam umas quantas bem diferentes, mas achamos que sabíamos aquilo tudo. Estudamos uma semana, voltamos, e lá passamos a 18-08-2016.

Logo de seguida, inscrevemo-nos no exame de condução em estrada e auto-estrada a que tínhamos direito, fomos fazer o mesmo no dia 15-09-2016, e reprovamos os dois. O que fizemos de errado??? Até hoje não sabemos, ninguém nos soube dizer, e o que diz no papel é que cometemos “demasiados erros”. Quais erros??? Coisas como não olhar de 10 em 10 segundos para os espelhos, sim de 10 em 10 segundos. Temos 30 pontos a falhar e cada vez que não olhamos para os espelhos perdemos um... fácil reprovar em 5 minutinhos...

O exame é uma verdadeira prova de ginástica acrobática, em que nos vão atribuindo pontos ao longo do exame: se olhamos de 10 em 10 segundos para os espelhos, se entramos na estrada à velocidade máxima, sim máxima, se andamos com a cabeça à roda em cada cruzamento, se fazemos piruetas enquanto trocamos de faixa, etc.

Podem ver os dois tipos de exame de seguida:

 

 G

 

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G2

 

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Ficamos revoltados, fizemos uma reclamação formal à responsável pelo centro de testes, que não nos soube dizer porque reprovamos objectivamente, continuando a insistir nos erros!?! Quando solicitamos que nos mostrasse no código da estrada onde referia cada um dos pontos que nos apontavam, ficou calada e ignorou-nos...

Começamos então a perceber que estávamos dentro de um esquema e que ainda nos íamos chatear muito...

 

Lá tivemos de voltar ao G2 e marcar teste de estrada, para depois passar novamente ao G, de estrada e auto-estrada.

No dia do novo exame, apenas a Liliana conseguiu comparecer e, mais uma vez, cometeu demasiados erros...

A Liliana disse que nunca mais punha la os pés... e não pôs. Mudamos de cidade, de centro de teste, de tudo!!

Fomos fazer os dois o teste G2 (que diga-se de passagem é um exame básico, básico, básico) a outra cidade, a 50 km de London (Woodstock), com um examinador que percebeu logo que tínhamos mais do que experiência, fez o percurso que tinha a fazer por regra, e lá passamos os dois sem qualquer questão.

Aqui ainda tivemos uma situação caricata: como não era suposto andarmos a conduzir sem estarmos acompanhados por alguém com carta há mais de quatro anos, a senhora que deu início ao processo não nos disse onde era o local para estacionar, pois estávamos a cometer uma ilegalidade.ahahhahahahahahhaha

 

Com o exame G2 ultrapassado, marcamos o G o mais breve possível, e na primeira cidade que nos apareceu: Sarnia, a 100Km de London. Aqui encontramos novamente uma pessoa que percebeu a nossa experiência, não fez qualquer comentário e lá passamos sem problemas!

Com tudo isto entendemos que, apesar de serem todos privados, existem dois tipos de centros de exame: os que vivem das reprovações, como o de London, onde os examinadores têm como missão manter o rácio dos "chumbos" e os outros, como os de Woodstock e Sarnia, que se limitam a avaliar se os examinados sabem conduzir e respeitam as regras de trânsito.

 

Mas enfim, após 4 meses e 11 exames realizados estamos finalmente habilitados a conduzir, tendo documentos válidos até 2021... não havemos de lá voltar!!!!

 

 

 

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